quarta-feira, 30 de julho de 2008

evolução musical

esse blog já tem 2 meses e até agora eu não falei de uma das principais coisas da minha vida: a música. esse é um texto publicado originalmente na minha página do last.fm e explica como eu cheguei ao gosto musical que tenho hoje em dia.

eu não lembro exatamente quando a música entrou na minha vida e quando ela passou a fazer parte fundamental dela. minhas primeiras lembranças musicais são as fitas cassete velhas do meu pai, com emílio santiago, sambas-enredo e até ray conniff. e acredite, eu adorava tudo isso. mas, quando você começa a adquirir sua própria personalidade, você deixa de lado as coisas que te impõem a gostar (graças a deus!) e passa a adquirir seu próprio gosto. passa a ter curiosidade e a buscar coisas que têm mais a ver com você. hoje em dia eu não ouço mais emílio santiago ou as melodias instrumentais do ray conniff... mas eu já ouvi muita coisa nessa vida.. coisas boas, coisas terríveis. mas todo tipo de música que ouvi me trouxe ao gosto musical que tenho hoje. por isso, segue agora uma linha do tempo com o que eu curtia em cada fase da vida. quando você organiza cronologicamente a pessoa que você foi e a pessoa que você é, é daí que você percebe definitivamente sua evolução e crescimento pessoal.

infância: "hakuna matata!"
bom... quando eu era pirralho, entre meus 7 e 11 anos mais ou menos, música pra mim se resumia a uma coisa: as canções tiradas dos filmes da d
isney. yeaaaps, eu era um viciado em todas aquelas canções, de o rei leão, hércules, a bela e a fera, aristogatas e todos os outros... eu as decorava, gravava, escrevia as letras e cantava junto, sem nunca enjoar de nenhuma delas. e haja paciência pra me aturar assistindo o rei leão 26 vezes (até a última vez que contabilizei)...

pré-adolescência (11 até os 14 anos): "dirty pop!"
fim dos anos 90 foi a época de
boy bands com suas canções grudentas tocando em tudo quanto era lugar. e esse foi talvez o primeiro contato real que eu tive com a indústria fonográfica. o primeiro álbum da minha vida foi do 'nsync (puuuutz >.<), seguido por outros do 'nsync (puuuuutz [2]) e até alguns do five. além disso, eu também ouvia backstreet boys, westlife, spice girls e toda uma lista de lixo que é melhor parar de citar por aqui...

início da adolescência (15 anos): "dream of californication"
esse sim eu considero meu primeiro cd de música: c
alifornication , do red hot chili peppers. afinal, não dava pra ficar ouvindo aquela porcaria toda pro resto da vida, né? o som dos chili peppers fez tanto minha cabeça que se tornou minha banda favorita e fui atrás de cds antigos dos caras. Comprei o blood sugar sex magik e o one hot minute e quando o by the way saiu, pirei total... *__* nessa época, silverchair, charlie brown Jr., eminem e gorillaz tbm começavam a fazer parte da minha lista de bandas favoritas.

17 anos: "the sk8er boi" [?]
épooca em que minha geração foi bombardeada de música ruim, mas com uma ajudinha dos veículos de comunicação, acabamos engolindo tudo (sem sequer ter indigestão). nesse período eu comprava muitos cds, e infelizmente eles continuam aqui, e eu não sei o que fazer com eles (usar de pé pra mesa talvez?). entre os álbuns que hoje em dia fazem parte da minha lista negra de cds rejeitados, encabeçam a lista o da a
vril lavigne e do the calling. alguém aí quer comprar? \o/

18 anos: limpbizkit's in the house
eu nunca fiz muito o estilo rockeiro-aloprado-cheio-de-ódio-no-coração e, incapacitado de ouvir m
etallica, iron maiden e sepultura (som pesado de verdade), acabei me contentando com o pseudo-rock-pesado chamado de new-metal. época regada de limp bizkit, banda que chamei de favorita por muito tempo, de linkin park e outras porcarias do gênero.

19 anos:"somehow i know, it'll never be the same"
2005 foi realmente o ano que tudo mudou no meu gosto musical. A mtv finalmente entrava na grade de canais do meu bairro (sim, somos um tanto atrasados) e eu parava assim, de ouvir a música podre que a rádio local tocava. nesse ano, a mtv tinha uma programação de manhã um tanto alternativa, e esse foi o meu primeiro contato com o
indie. mas antes de chegar ao indie, temos que passar pelo período jack johnson, um dos mais marcantes musicalmente na minha vida. eu o descobri durante essa programação mais alternativa da mtv, antes de toda a explosão e modinha que rolou no ano passado (2006), quando ele veio aqui pro brasil fazer shows. jack foi o último ídolo que tive até agora, e eu realmente tenho todos os cd's, dvd's e todo material do cara. também estou contando os dias pra fevereiro do ano que vem (2008), quando sai o disco novo. a presença da música do jack na minha vida também foi importante pr'eu descobrir uma das minhas paixões: músicas tocadas no violão... sou um verdadeiro fã de músicas simples com melodias tranquilas.

época atual:"glamourous indie rock & roll is all I want" \o/
ultimamente, 95% de tudo que ouço se resume a
indie music. mas antes de falar disso, deixemos uma coisa clara: minha coisa com o indie é unica e exclusivamente a música. não sou adepto e não curto o estilo idiota das pessoas que se denominam indie. essa coisa de superioridade, de se achar melhor que as outras pessoas, essa disputinha pra ver quem conhece mais bandas não-famosas. sem saco pra isso tudo, okay? o indie veio pra minha vida junto com a internet, porque o segundo me possibilitou procurar bandas novas e diferentes, conhecer sons originais, diversificados, melodias mais trabalhadas, letras mais elaboradas e tudo mais que o indie, sem sombra de dúvida, proporciona. minha paciência pra músicas repetitivas que seguem fórmulas e com refrões e letras óbvias se esgotou durante toda essa caminhada musical que já tive na minha vida. e por já ter oscilado por tantos estilos musicais, posso garantir que o indie eh hoje em dia a saída pra quem cansou do mesmismo da cena pop e está precisando de uma injeção de criatividade no seu gosto musical. e eu sei da importância de todas as outras fases na minha vida, mas cá entre nós, seria realmente uma vergonha eu está desperdiçando minha vida ouvindo nx zero, fall out boy e rihanna enquanto há bandas como kings of convenience, belle and sebastian, the smiths, damien rice e los hermanos(só pra citar algumas) no mundo.=]

Nenhum comentário: