quarta-feira, 17 de setembro de 2008

e a turma diz: ASSIM É QUE SE FAZ!

ontem eu fiquei até depois de uma da madrugada assistindo pela primeira vez meu dvd do los hermanos ao vivo na fundição progresso e me deu uma puta vontade de escrever um post sobre o que essa banda significa pra mim, principalmente por ter estado naquele exato show e ter sentido na pele o que é uma apresentação ao vivo dos caras.

minha prima isis sempre insistia deliberadamente pra que eu ouvisse los hermanos e, por algum motivo imbecil, eu resistia às suas sugestões. até que um dia eu aluguei o ventura por um fim de semana numa locadora de cd's aqui da cidade. sim, eu pirei no som. fiz minha copiazinha pirata e debulhei o cd, ouvindo à exaustão. dias depois eu comprei o 4 (havia gostado tanto do ventura que fui logo comprando o 4 original, sem medo algum) e, mesmo sendo um álbum mais complicado, soou perfeito aos meus ouvidos desde à primeira audição. acabei ganhando o ao vivo no cine-íris de presente de aniversário dos meus melhores amigos e completei a coleção comprando o bloco e o los hermanos algum tempo depois.

a verdade é que não ligo de gastar minha grana com os álbuns/dvd's da banda porque o los hermanos é uma das bandas que eu amo sinceramente e me identifico pra caramba. a beleza das melodias e a poesia das letras, a falta de preocupação com a mídia e a crítica e a coragem de fazer o que eles querem fazer tornam o los hermanos uma banda como há muito tempo o brasil não via. e ontem, com esse dvd, eu pude sentir por uma vez mais a magia que envolve a música dos hermanos.

o dvd é um registro simples: a iluminação é precária, o áudio não é lá essas coisas, não há cenário, a edição é quase inexistente... como espetáculo visual, o cine-íris é um tanto mais convidativo. mas esse dvd captou brilhantemente um dos fatos que mais diferem o los hermanos de outras bandas brasileiras: seus fãs. um hermaníaco não vai ao show só assistir. ele está lá pra participar, pra ser parte integrante do espetáculo. canta com amor todas as canções, chora, berra, dança, pula e pede pierrot incansavelmente. e ser parte dessa platéia pelo menos uma vez foi uma sensação maravilhosa que infelizmente não sei se poderei sentir novamente algum dia (sem querer ser pessimista >.<). a vibração que essa gente reunida consegue passar é coisa que não vai ser possível sentir através da tela da tv: só quem esteve lá no dia 9 de junho de 2007 pode entender. não é pra qualquer banda ter uma legião de fãs tão apaixonada e fanática quanto os barbudos conseguiram. fica aqui, singelamente, de uma hermaníaco devoto, a homenagem e a saudade da melhor banda que o brasil viu em muito tempo.

Nenhum comentário: