domingo, 13 de janeiro de 2013

As histórias de um edifício cinza


É uma vontade minha antiga, essa de escrever coletivamente uma história com outros escritores bem distintos. Desde que percebi a facilidade que a internet dispunha para isso, passava-me pela cabeça diversas formas de fazer um trabalho literário que, a muitas mãos, poderia passear por muitos ângulos, vertentes e gêneros, tornando-se um todo heterogêneo. Foi apenas no começo deste ano, contudo, que pude sacudir a poeira dessa ideia e colocá-la finalmente em prática: perguntei a alguns amigos se eles tinham vontade de colocar um blog no ar coletivamente e, para minha surpresa, seis deles mostraram interesse na proposta. Começava a nascer o Edifício Cinza.

A ideia é simples: cada um teve total liberdade para criar uma personagem e atribuir-lhe uma história. Assim, junto com a minha personagem, temos sete pessoas diferentes que, em comum, têm o endereço, um prédio velho e cinza no centro da Cidade - assim mesmo, com letra maiúscula, sendo todas e nenhuma ao mesmo tempo, uma metrópole agitada que encanta alguns e atropela muitos. O pequeno e desimportante Edifício Cinza, de arquitetura rude e estrutura velha, torna-se palco da história de seus moradores ordinários e inquietos: Lêda vê o fim da vida chegando e questiona-se se está preparada para isso; o veterano de guerra Célio, deixado com a companhia apenas das lembranças; Jorge e sua mania incorrigível de revirar o lixo alheio; o romântico Ulisses, que pressente que seu coração será uma rocha em poucos meses; Mirella e os devaneios que tornam sua vidinha tão normal suportável; Ártemis tem problemas com o pai que se refletem na sua conturbada vida adulta; e Mário é enigmático e preguiçoso para encarar os lances de degraus que o separam do mundo fora do Edifício Cinza.

Se esses moradores terão suas histórias cruzadas, ainda não sabemos. Mas cada um, vivendo no próprio mundo de seus apartamento, busca urgentemente alguma motivação para sua vida melancólica e triste.

As Crônicas do Edifício Cinza é um projeto meu com a participação encantadora de Nuno Alves, Cássio Poerschke, Gabriela Ventura, Ana Cris Fernandes, Ana Blue e Eugênio Fernandes Gomes. A partir deste domingo, dia 13,  haverá uma semana especial no blog, na qual o episódio piloto de cada personagem será liberado, um por dia. Esperamos que vocês estejam lá, para dividir conosco essas histórias.

Nenhum comentário: